Geral

Curiosidades sobre o Chocolate

A Páscoa está chegando, e com ela chegam também os famosos e deliciosos ovos de chocolate.
Os preços dos ovos de Páscoa nos supermercados estão um absurdo (preço cada vez maior, e quantidade cada vez menor) e muitos se recusam a comprar (inclusive eu), e outros vivem em constantes dietas e se recusam a comer chocolate. Mas não é por causa disso que vamos ficar sem comer chocolate, não é mesmo? Ovo de Páscoa caseiro é uma ótima pedida: em geral são maiores, mais baratos e mais saudáveis que os ovos industrializados vendidos em supermercados. E comer moderadamente não vai impactar seu regime; o que não pode é comer muito chocolate todos os dias.

Separei algumas curiosidades deste doce tão gostoso que é o chocolate. Segurem a vontade e vamos nessa!

chocolate

– Cada cacau possui entre 20 e 50 sementes que, depois de retiradas, são secadas ao sol. Depois de secas, as sementes são transportadas para a indústria, onde são torradas e trituradas para a retirada da casca. Mais tarde, são moídas e transformadas em pasta (ao invés de virar pó durante a moagem, ela se transforma em pasta por causa do alto teor de gordura). Terminado esse processo, a pasta é prensada e separada da manteiga do cacau. Na fase seguinte são produzidos os diversos tipos de chocolate: preto, ao leite, branco…

– Tanto o chocolate escuro quanto o ao leite são feitos com pasta de cacau, manteiga de cacau e açúcar. A diferença é que, como o próprio nome diz, o chocolate ao leite leva leite. Já o chocolate branco é composto por manteiga de cacau, açúcar e leite (sem a pasta de cacau).

– A Costa do Marfim é o maior produtor de cacau, cultivando o equivalente a 32% da produção mundial.

– A Suíça é o país em que as pessoas consomem mais chocolate: cada pessoa consome em média 10kg de chocolate por ano. O Brasil fica em sexto lugar, com apenas 2kg ao ano por pessoa.

– O estado da Bahia é responsável por 95% da produção brasileira de chocolate.

– O Brasil é o quarto maior consumidor de chocolate do mundo, atrás dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. A cidade brasileira onde mais se consome o produto é Brasília.

– O Brasil é o segundo maior consumidor de ovos de Páscoa do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. As marcas que mais vendem ovos de Páscoa são Mondelez/Lacta, Garoto e Nestlé.

– Pragas como a vassoura-de-bruxa já exterminaram 1/3 da produção brasileira de chocolate. Essa praga pode dizimar boa parte da produção mundial e, em um futuro não muito distante, transformar o chocolate em artigo de luxo.

Abaixo segue figura com mais sete curiosidades super interessantes a respeito do chocolate.
Nota: A imagem foi retirada do Blog Senff através deste link.

Chocolate-Senff
Lembrando que o chocolate, em sua forma mais pura (e mais difícil e cara para comprar), contribui com a nossa alimentação como fonte de antioxidantes. Mas, como qualquer alimento, deve ser consumido moderadamente e inserido em um plano alimentar balanceado, pois possui elevada densidade energética e seu consumo exagerado pode estimular o ganho de peso.
Agora é só se deliciar!

Feliz Páscoa desde já! Comam chocolate, mas não se esqueçam do verdadeiro significado dessa data, a ressureição de Jesus Cristo.  🙂

7 comentários em “Curiosidades sobre o Chocolate

  1. Oi Lissss!!!!

    Adorei esse Post sobre as curiosidades do chocolate, nunca imaginei que o Brasil era o quarto país que consome mais chocolate no mundo e que por conta dessa praga da vassoura-de-bruxa ele pode virar artigo de luxo (Isso não pode acontecer rs), e o lugar que mais consome chocolate aqui no Brasil é Brasília!!!! nunca passaria pela minha cabeça de ser lá, será que eles consomem muito chocolate lá para diminuir a sensação de culpa por nos roubar tão descaradamente?! rs, pode ser né?! Mas como você disse no final, apesar do chocolate ter presença forte na Páscoa não podemos esquecer o verdadeiro significado da comemoração que é a Ressurreição de Jesus Cristo :).

    Muito bom Flor, vou pensar sério em sair da dieta para aproveitar o chocolate tá?! rs.

    Bjokasssss, Feliz Páscoa ^^.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oii flor! Fico feliz que tenha gostado do post!
      Tomara que a bruxa pegue essa vassoura e voe para longe hahaha! Já pensou se o chocolate vira artigo de luxo?? Não podeee 😦
      Concordo com você, bem capaz que os políticos em Brasília comam bastante chocolate para diminuir a sensação de culpa haha!
      Muito obrigada pelo comentário, Tha!
      Feliz Páscoa!! Beijoss ❤

      Curtir

  2. Fiquei surpresa com esses índices do Brasil! Não sabia que era um dos principais, e muito menos que a produção é concentrada na Bahia. Valeu as curiosidades!
    Eu contribui com este aumento do meio amargo, é uma delicia e tem beneficios !
    Qual é seu chocolate preferido? E qual marca?

    Feliz pascoa! Disse tudo: chocolate é apenas simbolismo deste dia, é uma delicia, mas que possamos viver o verdadeiro espirito.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Lu, eu gosto mais do chocolate ao leite… Mas quando o chocolate vai em algum outro doce (bolo, torta, etc.), eu prefiro o meio amargo. Só não gosto do branco.
      Eu prefiro marcas estrangeiras (como Lindt), mas só como quando viajo ou alguém viaja e trás para mim haha
      Geralmente Lacta, Nestlé, Garoto… Prefiro as barras de chocolate, e não as caixas de bombom (têm muito recheio e pouco chocolate). Gosto bastante da Cacau Show também. Ahh chocolate é tão bom! haha
      Obrigada pelo comentário ❤
      Feliz Páscoa, querida!!

      Curtir

    1. Oi Carol! Chocolate é muito bom mesmo, hummm…
      Impossível resistir, ainda mais na Páscoa.
      Daqui a pouco já vou pegar um pedaço do ovo de Páscoa que sobrou haha!
      Beijos, linda! 🙂

      Curtir

Deixe um comentário