Geral

Os melhores países do mundo (em geral, na educação e para mulheres)

Neste post irei comentar a respeito de uma série de pesquisas realizadas em janeiro deste ano com o intuito de classificar os melhores países do mundo em diversas categorias. Focarei mais no Brasil, no Canadá e na Alemanha (país que adoro e pretendo conhecer um dia), porém o post também terá informações a respeito de outros países, além de links com todos os detalhes das pesquisas, da metodologia e da classificação. (OBS.: Todos os relatos presentes nos links/sites informados neste post estão em inglês.)
Vamos lá!

Capa

Uma pesquisa chamada 2016 Best Countries foi realizada em conjunto por US News & World Report, Wharton School da Universidade da Pennsylvania e consultores globais da BAV Consulting afim de elencar os melhores países no ano de 2016. 60 países foram avaliados em diversos critérios, tais como: aventura, cidadania, influência cultural, empreendedorismo, herança cultural, abertura para negócios, poder e qualidade de vida.

O Canadá foi considerado o segundo melhor país do mundo, devido principalmente a sua qualidade de vida (a melhor do mundo), cidadania, abertura para negócios e empreendedorismo. Alta tecnologia, alto padrão de vida, educação e transparência são outros pontos fortes.
Clique aqui para ler mais sobre o Canadá e seu resultado nessa pesquisa.

Canada Rankings - Best Countries

A Alemanha foi a campeã do ranking, sendo classificada como o melhor país do mundo. O que mais impactou esse resultado positivo foram os tópicos de empreendedorismo (o melhor do mundo), poder, qualidade de vida e cidadania.
Clique aqui para ler mais sobre a Alemanha e seu resultado nessa pesquisa.

Alemanha Rankings - Best Countries

O Brasil ficou em 20º lugar, sendo o primeiro colocado na categoria aventura e o 43º em qualidade de vida. Leia mais aqui.

Brazil Rankings - Best Countries

 
Segue abaixo o ranking dos 10 melhores países do mundo:

1- Alemanha
2- Canadá
3- Reino Unido
4- Estados Unidos
5- Suécia
6- Austrália
7- Japão
8- França
9- Países Baixos
10- Dinamarca


A mesma parceria realizou diversas outras pesquisas complementares (veja todas aqui). Vou comentar a respeito de duas: Best Countries for Education e Best Countries for Women.

A pequisa Best Countries for Education avaliou como os países investem em futuros líderes através da educação, desde a escola primária até a universidade.
Os países foram classificados com base na pontuação em uma compilação dos seguintes atributos: se a nação possui universidades de alta qualidade, se possui sistema público de educação bem desenvolvido e se os habitantes consideram frequentar universidades lá (no sistema público).

O Canadá foi considerado o segundo melhor país em educação, ficando atrás apenas do Reino Unido. A Alemanha ficou em 4º, e o Brasil em 27º lugar. Veja a classificação completa aqui.

Ranking dos 10 melhores países em educação:

1- Reino Unido
2- Canadá
3- Estados Unidos
4- Alemanha
5- França
6- Austrália
7- Suécia
8- Japão
9- Dinamarca
10- Países Baixos

Nota interessante: Todas as nações presentes no TOP 10 dos melhores países também são os 10 melhores em educação, porém não na mesma ordem.


Foi realizada também a Best Countries for Women, uma pesquisa de opinião com 7.000 mulheres, que avaliaram todos os países do mundo segundo cinco critérios: preocupação com os direitos humanos, igualdade de gênero, igualdade de renda/salário, segurança e desenvolvimento.

O Canadá foi eleito o terceiro melhor país para as mulheres viverem. Vale ressaltar que, dentre os países do G20 (19 maiores economias do mundo + União Europeia), o Canadá é o melhor para as mulheres viverem.
A Dinamarca e a Suécia ficaram em 1º e 2º lugares, respectivamente. Já a Alemanha ficou em 7º, e o Brasil em 26º lugar. Veja a classificação completa aqui.

Segue o TOP 10 dos melhores países para mulheres:

1- Dinamarca
2- Suécia
3- Canadá
4- Países Baixos
5- Austrália
6- Nova Zelândia
7- Alemanha
8- Reino Unido
9- Luxemburgo
10- Áustria

E, finalmente, clique aqui para entender melhor as pesquisas em si e a metodologia utilizada.


E aí, o que acharam dessas pesquisas?
Desses países eu já visitei o Canadá e os Estados Unidos, e tenho vontade de conhecer praticamente todos os demais, principalmente a Alemanha. E vocês, têm vontade de conhecer algum dos países mencionados no post?

Até a próxima!

8 comentários em “Os melhores países do mundo (em geral, na educação e para mulheres)

    1. Oi Stephany! Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Fico feliz que você gostou do post e do blog!
      O Canadá está em todas as listas mesmo, e sempre muito bem colocado. Também fiquei surpresa com a colocação do Brasil… eu achava que seria bem pior rsrs
      O Canadá é um país maravilhoso, fico torcendo pra que você possa ir para lá um dia. Eu fiz vários posts sobre o Canadá, se quiser dar uma olhada: https://mundodalis.wordpress.com/category/canada/
      Vou visitar seu blog 🙂
      Volte sempre, beijos!

      Curtir

  1. Meu amor pelo Brasil não se discute, mas vamos brincar um pouco, primeiro lugar em aventura, com certeza, quem mora em grande cidade vive aventura desde a hora que levanta até a hora de dormir, e pena que as pequenas cidade também estão vivendo assim, mas brincadeira a parte, meu sonho é conhecer Canadá! Quem sabe um dia…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário