Canadá · Viagem

Pratos Típicos do Canadá

Olá pessoal!

No post anterior a leitora Luane questionou a respeito da culinária e das comidas típicas do Canadá, e é sobre isso que vou falar hoje.

canada day cake

O Canadá é um país onde o multiculturalismo é forte: há muitos imigrantes, sendo comum encontrar pessoas das mais diversas nacionalidades na grande maioria das cidades canadenses. Essa diversidade acaba se refletindo na culinária do país: os pratos dependem muito da origem e dos costumes de seus moradores.
Além disso, o Canadá possui uma grande extensão territorial (é o segundo maior país do mundo) e duas culturas principais, a britânica e a francesa, o que contribui ainda mais para a variedade da culinária.

Por ser um país multicultural, o Canadá acaba não possuindo uma forte tradição própria quando se trata de culinária local. Em vez disso podemos dizer que a culinária é um mix de ingredientes, temperos e opções para todos os gostos (e bolsos).
Porém mesmo assim existem alguns pratos que se destacam dos demais, e hoje vou falar sobre 4 deles.

Poutine
1-) Poutine
À primeira vista a aparência pode não ser muito boa, mas o prato é muito saboroso e é um dos mais famosos do Canadá.
Esse prato é composto por batatas fritas, molho gravy (uma espécie de molho de carne) e queijo coalho. Seguem detalhes dessa composição:

a-) A batata – Tem que ser cortada a mão e em cortes não muito finos nem grossos. Tem que ser frita em banha pura e nunca em óleo vegetal.
b-) O queijo – Tradicionalmente em Quebec se usa a parte coalhada do queijo (cheese curd) Frommage Beaucronne do dia, que possui umidade de 47% e dá uma leve “rangência” nos dentes ao ser mordida.
c-) O molho – Geralmente é feito com carne de boi (gravy), mas pode ser vegetariano ou até de veloute de frango.

A criação do poutine aconteceu na província de Quebec, mas o prato é conhecido e famoso em todo o Canadá.
Atualmente há opções adicionais de ingredientes para incrementar ainda mais o poutine: legumes, carnes (vermelha, de porco e de frango), bacon, cogumelo, pimenta e muito mais (inclusive opções vegetarianas).

O poutine é bem calórico (cerca de 700 calorias por prato), mas com certeza vale a pena provar. Além disso, ele satisfaz rapidamente, então não é necessário comer horrores de uma vez só.

Um lugar que eu comi poutine e gostei bastante foi o Smoke’s Poutinerie em Toronto. Então fica a dica para quem vai ao Canadá e quer experimentar (tem algumas filiais inclusive nos Estados Unidos).

Quer experimentar o poutine mesmo não estando no Canadá? Então vou deixar para vocês uma receita que eu fiz aqui no Brasil e aprovei. Claro que não ficou igual ao original (afinal, só os canadenses mesmo para conseguir fazer o original), mas dá para sentir o gostinho de como é o prato.

Ingredientes:
– 30 ml (2 colheres de sopa) de manteiga sem sal;
– 30 ml (2 colheres de sopa) de farinha de trigo;
– 2 xícaras de caldo de carne (pode ser o cubinho dissolvido em água);
– Sal e pimenta a gosto;
– 2 dentes de alho finamente picados;
– Batatas inglesas;
– 500 g de queijo coalho.

Modo de preparo:
– Derreta a manteiga em uma panela. Adicione a farinha de trigo e misture por 5 minutos ou até que a mistura se torne dourada.
– Adicione o alho, o sal e a pimenta e cozinhe por 30 segundos.
– Adicione o caldo de carne e deixe ferver. Misture em fogo baixo até que a mistura engrosse. Reserve.
– Descasque, corte e frite as batatas.
– Jogue o queijo coalho cortado em cubinhos e o molho nas batatas.

Confesso que utilizei batatas já cortadas congeladas, mas ficou bom também. Segue foto do prato que eu fiz:

poutine 2


bnmnbbnm
2-) BeaverTails
A tradução literal desse prato é “rabo de castor”, mas do rabo mesmo ele só ter o formato. É uma massa fina (semelhante à de churros), aberta, frita e coberta com ingredientes doces ou salgados, como chocolate, chantilly, fatias de banana, Oreos, Nutella, etc. Clique aqui para maiores detalhes.

Eu comi um de avelã e açúcar de confeiteiro, e outro de Nutella com manteiga de amendoim e M&M’s e simplesmente adorei! É impossível comer e não se lambuzar, então coma a vontade e faça a festa! haha

10277504_739376676084842_3042324504774883909_n

193379
3-) Maple Syrup
Na verdade é um ingrediente que compõe diversos pratos. O maple syrup é um xarope extraído da seiva bruta de árvores do gênero Acer (nota: a folha presente na bandeira do Canadá é da árvore Acer e é símbolo do maple syrup).

A maneira mais famosa de se utilizar o maple syrup é sobre panquecas fritas, conforme foto abaixo.

MAPLESYRUP_2360379b

Não sei se foi a marca ou meu paladar, mas eu comi várias vezes e confesso que achei meio enjoativo (e olha que eu AMO doces). Mas não se desanime, o xarope é muito bom e há muitas opções de pratos que o incluem como ingrediente: tortas, bolos, chocolates (recheados com o xarope, por exemplo), donuts, cookies e muitos outros, inclusive há uma opção do BeaverTails que contém maple syrup.

123858-2

besteyegin1356062151
4-) Gostosuras do Tim Hortons
Tim Hortons é um restaurante canadense do tipo fast food conhecido por seus cafés e donuts. Há inúmeras opções de pratos doces e salgados, além de bebidas quentes e geladas para todos os gostos. É uma rede muito comum no Canadá, sendo possível encontrar um estabelecimento em praticamente cada esquina, ainda mais em cidades grandes.

Fui diversas vezes no Tim Hortons e em todas elas ou eu apenas tomava uma bebida quente, ou comia um donut ou bagel e pedia uma bebida quente junto. Das bebidas eu cheguei a tomar French Vanilla, Café Mocha e Latte e gostei bastante de todas elas. Dos donuts lembro que comi um de chocolate coberto com coco ralado, e um básico com cobertura quente de chocolate, ambos muito bons também.

10343014_733484540007389_3400601803744729801_n

Vale muito a pena experimentar as delícias de lá. Clique aqui para mais informações sobre o local.

Esses são os 4 pratos/ingredientes típicos do Canadá que acredito que chamam mais a atenção dos turistas tanto por serem famosos quanto por serem realmente deliciosos.
Vocês já experimentaram ou têm vontade de experimentar algum deles? Me contem! 🙂

Até breve!

Anúncios

4 comentários em “Pratos Típicos do Canadá

  1. Aqui no Brasil encontramos Maple Syrup, mas é tão caro!! Uma vez minha professora levou para aula de confeitaria, mas praticamente só sentimos o cheiro hehehe
    Bem legal conhecer os outros pratos tipicos canadenses. Gostei de ver.
    Bjuxxxxx

    Curtido por 1 pessoa

  2. Muito interessante! Fiquei com vontade de experimentar o Poutine, mas mais ainda BeaverTails tem cara de ser muito bom (adoro churros).

    Obrigada pelo cenário da culinária canadense, foi esclarecedor pra quem não conhecia como eu!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s