Viagem

Como Planejar uma Viagem – Parte 2

Olá pessoal!

No post anterior vimos as três primeiras dicas de como planejar uma viagem:
1-) Listar opções de lugares possíveis para se visitar.
2-) Lugar da viagem X Orçamento.
3-) Escolhas primordiais: Data da viagem, meio de deslocamento e hospedagem.
(Ainda não leu o post? Então clica aqui!)

Eu até tentei prometer para mim mesma que este post seria menor, mas vai ser difícil. São TANTAS coisas a serem abordadas que eu sinto que vou deixar passar informações caso eu faça um post pequeno. Então antes fazer um post grande e mais completo, do que um pequeno e com falta de informações, não é mesmo?
Então se preparem que aqui vem outro post longo! rsrs

4-) Ponto de atenção: traslado/transfer.
Traslado/Transfer nada mais é que o caminho entre o aeroporto/rodoviária até a hospedagem escolhida no tópico anterior.
Uma das facilidades de viajar de carro é que você consegue percorrer toda a distância com ele, desde sua casa até a hospedagem no destino final. Mas e quando viajamos de avião ou ônibus? Como iremos ao local da hospedagem a partir do aeroporto ou da rodoviária da cidade? Apesar de ser mais caro, o meio mais confiável e seguro para percorrer esse percurso é o táxi. Além disso, há a possibilidade de contratar o serviço próprio de traslado com agências de turismo, por exemplo (super válido quando todo o pacote de viagem for fechado em uma agência de turismo: passagem aérea + traslado + hospedagem). Outra opção seria o uso do transporte público, que é bem mais barato, porém nem sempre é viável. Confesso que não confio no transporte público do Brasil, que em geral é ineficaz e inseguro, ainda mais quando a pessoa está com malas grandes. Porém em outros países essa situação pode ser diferente. Em Toronto (no Canadá), por exemplo, muitas pessoas saem do aeroporto com malas enormes e utilizam o transporte público para irem até o destino final sem problemas. Isso porque há diversas opções seguras de transporte que cobrem a cidade inteira: metrô, ônibus, bonde. Por isso vale a pena pesquisar as opções de transporte público do seu destino final e se realmente compensa utilizá-lo em casos de traslado entre aeroporto/rodoviária X hospedagem. Se você fica com um pé atrás, pague um pouco mais e utilize o táxi ou o traslado próprio de agências. São mais caros, porém são mais rápidos e trazem mais segurança.

5-) Verificar documentos necessários para a viagem.
Este tópico também é super importante, ainda mais quando a viagem é internacional. Nesse caso recomendo verificar os documentos ANTES de fechar a viagem. Os brasileiros precisam de passaporte para visitar a grande maioria dos países (com exceção os da América do Sul), e alguns países ainda exigem visto (Estados Unidos, por exemplo). Por isso é bom separar alguns meses antes da viagem para obter todos os documentos necessários. Não deixe para a última hora, pois o processo pode ser demorado e sempre há risco do visto ser negado. O passaporte é mais tranquilo, mas mesmo assim providencie com antecedência. E não se esqueça de que há custos para obter o passaporte e o visto – guarde um dinheiro extra para isso. Alguns países pedem que os turistas estejam com as vacinas em dia e apresentem o certificado internacional de vacinação, por isso esteja atento.
Para viagens nacionais o processo é ainda mais tranquilo: o documento principal que é solicitado é apenas o RG, por isso mantenha o documento atualizado e sem rasuras.

6-) Verificar os pontos turísticos do local da viagem + Elaborar um roteiro de passeio + Verificar o dinheiro necessário para a viagem.
Você não vai querer chegar ao destino sem saber nada sobre ele, certo? Então pesquise sobre o lugar antes da viagem ocorrer: Como funciona o transporte público? Quais são os principais pontos turísticos? E os restaurantes? Algumas atrações são pagas, então quais seriam os preços delas? Separe os pontos turísticos que você se interessar e procure lugares que nem são considerados tão turísticos assim, mas que valem a pena serem visitados (há muitos lugares que são menos conhecidos pelos turistas e acabam caindo no esquecimento, mas que no final podem te surpreender).
Escolheu os passeios que você quer fazer? Então agora é hora de elaborar um roteiro. Alguns lugares são próximos uns dos outros, então tente visitá-los no mesmo dia. Veja os dias e os horários que os locais estão abertos. É difícil elaborar um roteiro com 100% de assertividade (nem recomendo fazer isso), pois no momento da viagem as variáveis são muitas: você pode se deparar com outra atração no meio do caminho que não estava prevista; o tempo pode não estar bom em um dia para ir a determinados lugares (parques, por exemplo); etc. Por isso elabore apenas um roteiro geral com os seguintes pontos principais: nome e endereço dos locais; horário de funcionamento; preço; e proximidade de outras atrações. Com base nisso estipule as horas/os dias que vão ser gastos para cada atração, sempre deixando aberta a possibilidade de alteração no horário/dia, assim como um tempo para simplesmente andar e conhecer a cidade “sem rumo fixo”.
Não se esqueça da parte principal: o dinheiro! Infelizmente não conseguimos fazer nada sem ele, não é mesmo? Portanto estipule quanto vai ser gasto em atrações, pontos turísticos, restaurantes e afins, e sempre leve um pouco de dinheiro a mais. Antes levar a mais e sobrar do que levar apenas o estipulado e acabar faltando.

Agora repito o que eu disse no post anterior: Não tenha preguiça e medo de procurar e ler assuntos de seu interesse. Como o planejamento é feito aos poucos e pode ser demorado, muitas pessoas acabam desistindo por “preguiça” de se planejar, e a viagem acaba ficando apenas na vontade. Lembre-se que o sucesso da sua viagem depende de você!

Qualquer dúvida até agora sintam-se a vontade para perguntarem, ok? Sugestões (e críticas) também são super bem-vindas.

Até breve! 🙂

Anúncios

2 comentários em “Como Planejar uma Viagem – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s