Viagem

Viagem: um divertimento ou um “bicho de sete cabeças”?

Olá pessoal!!

Conforme prometido, o tema deste e dos próximos posts será viagem.

Viajar é sair de nosso cotidiano e ir ao encontro de novas realidades; é conhecer lugares novos; é se aventurar, experimentar coisas novas e ir rumo ao desconhecido. Difícil encontrar alguém que não goste de viajar. O mais difícil é conseguir conciliar viagens com férias e com nosso orçamento $$, não é mesmo? Quantas vezes nos deparamos com mega promoções de viagens, mas que são para dias específicos e que não conciliam com nossas férias? Ou quantas vezes temos férias marcadas mas não conseguimos ir para aquele lugar dos sonhos pela viagem estar muito cara? Isso acontece com todo mundo. O que não pode é desistir logo no primeiro imprevisto. Já cansei de ouvir gente falando: “Não tenho dinheiro, não vou conseguir viajar.”; “Viajar é muito caro, é só para quem pode”; etc. Com esses argumentos viajar torna-se mais um bicho de sete cabeças do que um divertimento. É claro que tudo fica mais difícil se focarmos apenas nos pontos negativos: não tenho dinheiro; tudo está caro; a situação do Brasil está péssima; o dólar está alto; etc.

Agora meus pontos de vista:

1-) Não tem dinheiro? Chega fim do mês e não sobra nada? Tudo está caro? É hora de rever seus gastos. Sei que o preço de tudo que se faz no Brasil está cada vez mais caro, e nosso salário cada vez menos compatível com nossas necessidades, mas que tal sentar e analisar onde está indo todo seu dinheiro? Há gastos que não conseguimos evitar (energia, luz, água, telefone, saúde, etc.), mas há aqueles mais supérfluos que muitas vezes passam despercebidos: gastos com roupas, com maquiagens, com comidas e bebidas fora de casa, com festas… Tudo isso realmente é necessário? É hora de rever suas prioridades e chegar a um equilíbrio: Quero guardar dinheiro para viajar ou comprar aquela roupa de marca que custa R$ 300,00? Ou sair e comer fora todos os fins de semana?

2-) A situação do Brasil está péssima? Sim, está. Muitas pessoas desistem de viajar por causa disso, e o que acontece? As agências de viagem/companhias aéreas/hotéis começam a perder clientes e passam a investir em promoções para atrair os clientes de volta. Que tal acompanhar os sites diariamente em busca de promoções? Basta ficar atento e se planejar. Exemplo: Ano passado eu consegui uma baita promoção de viagem para Punta Cana em maio deste ano (mês das minhas férias, ebaa!!). O pacote era tudo incluso (passagem aérea + traslado + hospedagem + refeições o dia todo), e o valor estava imperdível, muito mais barato do que viajar para o nordeste brasileiro. É claro que não resisti e aproveitei a promoção. Menos de uma semana depois o valor do pacote já havia dobrado. Por isso sempre é bom acompanhar os sites e estar preparado para fechar uma viagem quando tiver em promoção, pois no próximo dia o preço já poderá voltar ao normal.

3-) O dólar está alto? Sim, e muito. Essa é a hora de viajar para lugares cujas moedas são mais “baratas” que o dólar. Exemplo: Países da América do Sul que, além de estarem pertinho do Brasil, possuem moedas mais desvalorizadas em relação ao real e ao dólar (Argentina, Chile, Uruguai, etc.). Essa também seria uma ótima hora de valorizar o turismo interno no Brasil, afinal nosso país também tem ótimos pontos turísticos: Praias nordestinas para quem gosta de calor, serra gaúcha no sul para quem gosta de frio, etc. O mais engraçado é que nem o dólar alto e nem a situação ruim do Brasil estão contribuindo para o fortalecimento das viagens internas no país: Os preços das viagens no Brasil também estão aumentando. Agora volto para o tópico 2: Acompanhem sites de agências de viagem/companhias aéreas/hotéis e vão em busca de promoções.

Nos próximos posts volto com mais dicas, envolvendo desde o início do planejamento da viagem até o dia da viagem em si.

Gostou? Curte, comente, compartilhe e vem comigo!! 🙂

Anúncios

Um comentário em “Viagem: um divertimento ou um “bicho de sete cabeças”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s